Cabelos

Cronograma Capilar: o que é e como montar o seu

Esses dias comentei lá nos stories do meu Instagram que voltei a seguir um cronograma capilar e percebi que ainda tem muita gente que não sabe do que se trata. Conheci o cronograma capilar em 2016 e aprendi muita coisa desde então. Como é um assunto um pouco mais complexo, achei melhor fazer um post aqui no blog pra explicar melhor.

A haste capilar (fio de cabelo)

Antes de mais nada, precisamos entender que cabelo é tecido morto, diferente da pele que é um tecido vivo e se regera. É composto basicamente por queratina, ceramidas (lipídeos) e água. A haste capilar possui três camadas: medula (parte mais interna), córtex e cutículas. As cutículas são camadas de células morta (escamas), uma em cima da outra.

Alguns produtos “abrem” as cutículas e outros “fecham”. Quanto mais abertas as cutículas, mais danificado e sem vida é o fio; quanto mais fechadas, mais bonito e brilhoso.

Haste capilar saudável x haste capilar danificada

Um cabelo danificado, dificilmente será saudável novamente como já foi um dia, afinal, é tecido morto. Seja como for, isso não quer dizer que devemos deixar os cuidados de lado. Existem algumas maneiras de nos aproximarmos do aspecto mais saudável e o cronograma capilar nos ajuda exatamente nisso: os produtos agem nas cutículas capilares depositando substâncias nos “espaços” entre elas para deixar a haste capilar com um aspecto mais uniforme e saudável.

O que é o cronograma capilar?

Trata-se de uma calendário de cuidados com os cabelos que consiste principalmente no uso de máscaras capilares com diferentes componentes em cada etapa. As etapas do cronograma capilar são: hidratação (H), nutrição (N) ou reconstrução (R). Intercalamos hidratação e nutrição de acordo com a necessidade dos nossos cabelos com uma pausa mínima de pelo menos 48h (o famoso “dia sim e dia não”) e fazemos uma reconstrução com menos frequência (a cada 2 ou 4 semanas). Toda máscara capilar se encaixa em alguma dessas três etapas.
Nesse sentido, para montar o seu cronograma capilar personalizado, precisamos entender cada uma das etapas.

Hidratação

Hidratação é reposição de água. É indicada para cabelos sem brilho, expostos ao sol e com danos causas pelo dia a dia, é o básico do básico, sabem? 😉 O excesso de hidratação não ocasiona problemas, o que pode acontecer é perceber que ela não está mais fazendo “efeito”, isso provavelmente significa que seus fios já estão bem hidratados e, em outras palavras, precisam de outros cuidados.
Componentes hidratantes: glicerina, pantenol (vitamina B5), aloe vera (babosa), mel, extratos de frutas e plantas, algas, água de coco, vitamina E, ácido lático.

Nutrição

Nutrição é reposição de óleos. Você que tem cabelo oleoso já deu um pulo da cadeira, né? Mas calma, não precisa se assustar! rs. É só encontrar o produto e frequência corretos.
É indicada para cabelos ressecados, com pontas “esfareladas” e sem maciez.
Componentes nutritivos: óléos vegetais (coco, argan, rícino, oliva, amêndoas, semente de uva, girassol, entre outros), manteigas vegetais (karité, murumuru), tutano vegetal e animal, e ceramidas.

Nessa etapa, além das máscaras capilares, é possível utilizar os óleos diretamente nos cabelos, o que chamamos de umectação.

Umectação

Faz parte da etapa nutrição e funciona da seguinte forma: com os cabelos secos, aplicamos uma quantidade de óleo e aguardamos pelo menos 30 minutos. Em seguida, podemos lavar normalmente com shampoo e usar uma máscara nutritiva depois. Também é possível utilizar o óleo através do método UCPE*

* Método UCPE: Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar. Primeiramente, é aplicado o óleo para umectação no cabelo seco. Em seguida, aplicamos uma máscara ou condicionador por cima desse óleo, muita gente adora usar Yamasterol para isso. Então, é feita a pausa de 20/30 minutos. Após essa pausa, já podemos enxaguar e lavar o cabelo normalmente
.
Esse método é utilizado para facilitar a remoção do óleo. Já fiz algumas vezes sem usar shampoo depois, só removendo o óleo e máscara (como muita gente faz) e não deu certo. Meu cabelo é muito fino e liso, então ainda ficou muito óleo nele. Por isso, prefiro usar só o óleo e lavar com bastante shampoo a seguir, sem utilizar o método UCPE. Isso é gosto pessoal, mas é uma técnica que funciona melhor em cabelos cacheados e crespos.

O excesso de nutrição pode deixar o cabelo com aspecto oleoso, sujo e sem vida, então tome cuidado.

Reconstrução

A reconstrução é feita com menos frequência que as outras etapas (a cada 15 ou 30 dias) e serve para repor proteínas e “massa”. Indicada para cabelos sem vida, opacos, quebradiços e com muita química. Também é uma etapa muito recomendada antes e após procedimentos agressivos ao cabelo, como descoloração, tintura e progessiva, por exemplo.
Componentes reconstutores: queratina, colágeno, aminoácios, proteínas (hidrolisadas, de trigo…).

Cuidado também com o excesso de reconstrução! Ao invés de ajudar, pode deixar o cabelo muito rígido, opaco, com mais quebra… com o tempo a gente aprende o que nosso cabelo “gosta” e precisa.

Como saber em qual etapa a minha máscara capilar se encaixa?

Vocês viram que falei quais os componentes principais de cada etapa, né? É assim que sabemos em qual etapa cada máscara capilar se encaixa. “Mas Larissa, comprei uma máscara e tá escrito que é nutritiva, posso confiar?”. Então amiga, deixa eu te contar um segredo: não! Hahaha. Recomendo que você sempre olhe a composição da máscara e não vá pelo que está escrito no rótulo sem dar uma olhadinha nos ingredientes.

Dica


Pesquise por grupos sobre cronograma capilar no facebook, lá geralmente você já encontra álbuns prontos com fotos de produtos que podem ser utilizados em cada etapa, ajuda demais! Além disso, você também pode perguntar sempre que estiver em dúvida. Para isso, também indico os grupos de Low Poo e No Poo, mas falaremos sobre essas técnicas em outro post 😉

Algumas máscaras podem possui tanto componentes H, quanto N e R. Nesse caso, temos que analisar qual efeito ela causa no seu cabelo e quais ingredientes aparecem em maior quantidade.

Algumas opções de máscaras para cada etapa do cronograma

Reparem que muitas vezes o que está escrito no rótulo, pode não condizer com a etapa em que a máscara se encaixa.

Hidratação

Nutrição

Contudo, se você não pode ou não quer ficar investindo dinheiro em muitas máscaras, existe a possibilidade de adicionar um pouco de óleo capilar na sua máscara de hidratação, como o óleo de coco e o Pinga! da Lola Cosmetics, por exemplo. É o que chamamos de “batizar” a máscara. Mas é importante saber a quantidade que o seu cabelo “aceita”. O meu não “gosta” que eu faça isso com óleo de coco, porém, se dá super bem com os Pingas da Lola e com o óleo de argan da Inoar.

Reconstrução

Além disso, também é possível “transformar” sua máscara hidratante em reconstrutora adicionando queratina líquida ou passar a queratina diretamente no cabelo e usar a máscara hidratante por cima, veja sempre as instruções de uso do fabricante.

Você também pode adicionar ampolas nas suas máscaras para potencializar cada etapa, é só verificar a composição para saber se é hidratante, nutritiva ou reconstrutora.

Como montar seu cronograma capilar

Por fim, agora que você já sabe a função de cada máscara e como identificar a qual etapa ela pertence, vamos aprender a montar um cronograma capilar. Desde já, te aviso que é importante dar uma pausa de 48h entre uma etapa e outra, ou seja, o famoso “dia sim, dia não” rs. A princípio, o ideal é fazer três etapas por semana, não necessariamente uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução, podemos repetir duas hidratações e uma nutrição, por exemplo. Você irá fazer três etapas por semana durante quatro semanas.

Sendo assim, eu trouxe alguns cronogramas prontos pra que você possa começar a seguir de acordo com a sua percepção em relação aos seus cabelos.

Para que você entenda melhor, vamos imaginar que estamos seguindo a primeira semana do cronograma que montei para cabelos saudáveis. Podemos fazer uma hidratação na segunda-feira, mais uma hidratação na quarta-feira e uma nutrição na sexta-feira. Mas, você também poderia espaçar mais as lavagens e seguir as etapas segunda, quinta e sábado.
Após as 4 semanas de cronograma capilar, ou se você perceber que seu cabelo não precisa desses cuidados com tanta frequência, você já pode mudar um pouco o cronograma, até que você só faça uma das etapas por semana. Atualmente, é assim que eu faço, já que não sinto a necessidade de continuar com 3 etapas 4 vezes por semana.

Como resultado do grande sucesso dessa técnica, hoje em dia já existem aplicativos que nos ajudam a montar um cronograma capilar, é só pesquisar na sua loja de apps e você encontrará diversas opções. Só não indico nenhum app porque nunca usei, costumo usar o calendário do celular para anotar cada etapa. Da mesma forma, você também pode deixar o seu cronograma na porta do banheiro para não esquecer de segui-lo 😉

Afinal de contas, o cronograma capilar funciona mesmo?

Até o momento, não conheço nenhum estudo que realmente comprove que essa técnica é mesmo eficaz, mas se você não tem o costume de cuidar dos seus cabelos com tanta frequência, é claro que verá resultado! Para mim, funciona pelo fato de darmos mais atenção por um período mais longo que o habitual.

Enfim, espero que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre essa técnica. Além disso, tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários ou me perguntar lá no Instagram que respondo o mais breve possível.

Alguém aí já seguiu um cronograma capilar? Me conta quais os seus produtos favoritos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *