Maquiagem Variedades

Colorimetria, círculo cromático e a harmonia na maquiagem

Sabe quando você compra uma paleta de sombras com cores incríveis, mas não sabe como combinar? Ou quando faz um olho maravilhoso, mas tem receio de escolher uma cor de batom que não fique tão bonito? Calma, não precisa ficar só nos tons neutros por medo de ser feliz! A colorimetria vai ajudar a abrir seus olhos para um novo mundo.

Colorimetria é o estudo das cores. A cor de um objeto é determinada pela frequência de onda que ela reflete. Mas não se desespere, não vou me aprofundar nessa parte porque não estamos aqui para falar de física (ufa!) hahahaha.

Na maquiagem, há uma infinidade de cursos sobre esse assunto super complexo. Ela nos ajuda na escolha do tom de base, na camuflagem de manchas, acnes, olheiras, na combinação de cores de sombra, batom, blush, contorno… eita! É muita coisa MESMO.

Também é indispensável no mundo da moda! Combinar peças de acordo com o círculo cromático é um caminho sem volta. Existem até consultores visagistas especializados em coloração pessoal, que é uma análise completa do subtom tom de pele de alguém, cor dos olhos, cabelos, sobrancelhas, pigmentação da boca, entre outros detalhes, para saber quais cores ficam mais harmônicas. Existem cores que “acendem” e cores que “apagam” a pessoa. Mas isso não quer dizer que as cores que “apagam” são proibidas, é só mais uma forma de saber como se valorizar, pois ajuda na escolha de uma peça de roupa, tintura de cabelo ou tons na maquiagem. As cores “certas” podem destacar a cor dos olhos, disfarçar as olheiras e muito mais!

Círculo Cromático

O círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada por artistas, maquiadores, profissionais da moda, desingners. Ele nos ajuda a entender qual mistura de cores resulta em outra e a identificar quais combinações dão mais certo quando em conjunto.

Cores Primárias

As cores primárias são: azul, vermelho e amarelo. A partir delas é possível criar qualquer cor, inclusive, tons de base! Todo mundo tem essas três cores primárias presentes na cor da pele, algumas com o subtom de pele um pouco mais amarelado, outras um pouco mais rosado (vermelho + branco) e até mesmo, esverdeado (oliva). Como comentei acima, é isso que o profissional visagista analisa através da coloração pessoal. É importante saber seu subtom de pele na hora de comprar uma base.
Por exemplo: você já usou uma base que te deixou laranja? Provavelmente isso aconteceu porque a base tinha muito pigmento amarelo para o seu tom de pele. É possível corrigir isso colocando um pouco mais de pigmento rosado (geralmente misturamos com um pouco de corretivo).

Cores Primárias.
Fonte: Autora, 2020.

Cores Secundárias

As cores secundárias são o resultado da mistura de duas cores primárias. São elas: Roxo, verde e laranja.

Cores Secundárias.
Fonte: Autora, 2020.

Cores Terciárias

Já as cores terciárias, são o resultado da mistura de uma cor primárias e uma cor secundária. Ou seja: azul-arroxeado, azul-esverdeado, vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado e amarelo-alaranjado.

Cores Terciárias.
Fonte: Autora, 2020.

Quentes X Frias

Agora vamos falar sobre temperatura da cor. As cores são divididas em quentes e frias. Sendo amarelos, laranjas e vermelhos as cores quentes; e verdes, azuis e roxos as cores frias. Veja a imagem a seguir cobrindo um dos lados para visualizar melhor as temperaturas, a diferença é nítida! Um lado transmite a sensação de calor, já o outro, a sensação de frio.

Cores Quentes X Cores Frias.
Fonte: Autora, 2020.

Preto e Branco

O preto e o branco são adicionados para mudar o tom de uma cor. Sendo que o branco reflete todas as cores; e o preto, ao contrário, é a ausência de cor/luz. Não são nem quentes e nem frios, mas sim, neutros. A partir deles, é possível criar variações mais claras ou mais escuras de uma cor e escalas de cinza.

Preto, branco e cinza.
Fonte: Autora, 2020.

Monocromáticas

Ao adicionar preto ou branco em uma cor pura, nós temos as variações monocromáticas.

Análogas

Nas cores análogas, escolhemos uma cor base + uma ou duas cores ao lado esquerdo dela + uma ou duas cores ao lado direito dela. Veja os exemplos a seguir para entender melhor:

Tríade

A tríade é a combinação de três cores. No meio do círculo cromático, colocamos um triângulo equilátero e em cada ponta do triângulo, haverá uma cor. Ao girar esse triângulo, temos várias combinações.

Complementares

Cores complementares são opostas no círculo cromático. Elas são o grande segredo por trás dos corretivos coloridos e da camuflagem na maquiagem. Cores opostas se neutralizam, parece mágica! Quando estamos com uma acne bem vermelha, usamos um corretivo verde para neutralizar a cor e, depois, um corretivo da nossa cor.
Quando estamos com olheiras usamos corretivos amarelo ou salmão para neutralizar. O mais comum para nós maquiadores é usar o salmão, mas depende da pigmentação das olheiras.
As cores complementares também são muito usadas quando queremos destacar alguma coisa. Por exemplo: um olho verde se destaca quando usamos uma sombra vermelha ou rosa (vermelho + branco) nele.

Tríade Isósceles (ou Divisão Complementar)

Aqui também usamos um triângulo para nos ajudar na escolha de 3 cores, mas agora, um triângulo isósceles. Também chamamos de divisão complementar porque usamos uma cor como base e as duas cores ao lado da cor oposta (ao lado esquerdo e ao lado direito da cor oposta).

Quadrado

Nesse caso, são 4 cores que harmonizam se combinadas a partir das cores que aparecem em cada ponta do quadrado. O resultado é uma dupla de linhas opostas.

Existem outras combinações mais avançadas, mas por enquanto vamos ficar só nessas, ok? Se você se interessou pelo assunto, seguem mais algumas dicas:

  • Você pode comprar um círculo cromático em casas de arte;
  • Tem um site que eu tô AMANDO usar pra criar várias paletas de cores, o Adobe Color. Usei ele como base para algumas das imagens acima.

Tenho certeza que esse post já ajudou a esclarecer um pouco. Ele vai servir de base pra vários outros assunto aqui no blog!

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que respondo o mais breve possível! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *