Variedades

CosDNA: Desvendando as fórmulas dos cosméticos

Você sabe o que está colocando na sua pele? Se não sabe, precisa conhecer o CosDNA! É um site no qual podemos analisar a composição de vários cosméticos, seja pesquisando o produto em si ou um ingrediente específico. A única desvantagem é que o site é em inglês, mas é bem intuitivo, então acessá-lo é mais fácil do que parece. A princípio, costumo indicar o CosDNA para pessoas que têm algum tipo de alergia, assim elas podem pesquisar a composição do produto antes de comprá-lo, já que às vezes não temos essa informação nem no próprio site da marca do cosmético. Porém, todo mundo que precisa e quer saber a composição de um cosmético, pode pesquisar também.

Pesquisando um produto

Primeiramente, existem duas formas de pesquisar um produto no CosDNA. Uma das opções, é marcando a bolinha “Product” na página “Home“. Aí é só digitar o produto que você gostaria de analisar. Muitas vezes, é melhor pesquisar em inglês, caso seja um produto importado. Se não, pode pesquisar em português mesmo.

E a segunda é clicando na aba “Product Search” no topo da página. Assim como na página inicial, é só escrever o nome cosmético que você está procurando e pesquisar.

Ambos os caminhos nos levam ao mesmo destino. E eu gosto de clicar em “Latest” para ver qual foi o cadastro mais recente do produto, já que em alguns casos, a fórmula sofre alterações (como é o caso do protetor solar Isdin, por exemplo) e os mais antigos estarão desatualizados. Em seguida, é só escolher uma das opções e verificar a composição.

Análise do produto

Na página do produto, é possível ver a foto (caso tenha sido anexada, mas nesse exemplo, não foi), os ingredientes, a função daquele ingrediente, o grau comedogênico (acne), de irritabilidade (irritant) e de “segurança” (safety).

  • Acne e Irritant são classificados numa escala de 0 a 5, quanto mais alto esse número, maior a chance de causa acne e/ou irritação. Caso esse espaço esteja em branco, significa que não foram encontradas informações sobre o grau comedogênico ou sobre a irritabilidade daquele ingrediente.
  • Safety pode variar entre 1 e 9, quanto maior esse número, maior a probabilidade daquele ingrediente causar danos a longo prazo.

Porém, sendo bem sincera, não sei qual a fonte utilizada pelos criadores do site para chegar a essas classificações, portanto, não acho que temos que levá-las “a ferro e fogo”, mas sim, como um “norte” na hora de comprarmos algum produto. Como citei acima, é ótimo para quem tem alergia a algum componente específico.

Veja o exemplo da base Feels da Ruby Rose:

Reparem aqui que a função do cyclomethicone, por exemplo, é de solvente, controle de viscosidade, antiestático, hidratante e emoliente. Acho interessante termos uma noção do que cada componente faz em um produto.

Vejam que na última imagem há três ingredientes em cinza, o que quer dizer que eles não foram encontrados. Reparem que está escrito “pode conter Cl 77491”, se estivesse apenas “Cl 77491”, tenho certeza que o site encontraria o componente. Geralmente, quando o CosDNA não encontra o ingrediente é porque ou ele não está registrado no banco de dados do site ou tem algum problema de escrita, às vezes até um simples espaço a mais pode interferir.

Pesquisando um ingrediente

Da mesma forma que é possível pesquisar um produto de duas formas, o mesmo acontece com a pesquisa de um ingrediente. É possível pesquisar tanto pela aba “Home” e selecionar “Ingredient” tanto pela aba Ingredients no topo da página.

Pesquisei Parafina Líquida, um petrolato, e no resultado da pesquisa o site mostra outros nomes para o mesmo ingrediente, alguns códigos da área química, a função e a classificação “safety“. No caso desse ingrediente específico, não há a informação “acne” e “irritant“, mas se houvesse, estaria ali também.

Como pesquisar um produto não cadastrado

Existe ainda a possibilidade de analisar a fórmula de um produto que ainda não está cadastrado no CosDNA, mas dá trabalho porque precisamos digitar toda a lista de ingredientes dele na aba Analyze Cosmetics, ou seja, precisamos ter o produtos em mãos ou ainda, copiar e colar a lista de ingredientes caso esteja disponível no site da marca.

Por exemplo: fui no site da Simple Skincare e copiei a lista de ingredientes da água micelar.

Caso o cosmético já esteja cadastrado, o site irá dar algumas sugestões que batem com a lista de ingredientes que você pesquisou.

Porém, cadastrado ou não, também aparecerá a lista de ingredientes.

No final da página existe a opção de inserir o produto no banco de dados do site, caso ainda não tenha nada por lá. Dessa forma, ajudamos as amigas que também querem saber sobre ele 😉

As abas que citei aqui no post são as que realmente vamos usar, pois as outras não têm muita utilidade para o que estamos querendo saber. A aba “Ingredientes Market” confesso que não sei qual a função hahaha. Já a “Handmade Soap” é para quem quer fazer o próprio sabão caseiro, interessante também! E na última aba são os fóruns.

Finalmente, agora que você já sabe como funciona o CosDNA, não precisa mais sofrer comprando algo que causará alergia ou algo que tenha um ingrediente que você simplesmente não gosta mesmo.

Gostou da dica? Compartilha com as amigas clicando nas opções abaixo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *